Biblia do comprador: Dicas essenciais para comprar um produto no Mercado Livre

Olá caros leitores, neste post vou passar algumas dicas com a experiência que adquiri ao longo do tempo que venho usando o site (já faz muito tempo rsrs...), são dicas fundamentais, que devem ser lidas com muita atenção e podem ajudar MUITO a você que vai comprar um produto (podendo chegar a compra-lo por um valor mais baixo), e para você que esta vendendo (conseguindo vende-lo mais rápido, e com total satisfação do comprador).

Usando o navegador correto.

Pode parecer que não, mas o navegador (programa que você usa para navegar na internet) faz muita diferença na hora de comprar ou vender no Mercado Livre
. Muitas vezes pode se tornar mais complicado e demorado o trabalho de escolher ou cadastrar um produto, por conta da versabilidade do software que você está usando. Pessoalmente recomendo o Mozilla Firefox, em segundo caso, o Google Chrome.

Porquê!? Simples, navegadores mais eficazes, mais rápidos, são mais fáceis de se manipular, almentando a produtividade, você chegará ao seu objetivo mais facilmente, principalmente por causa do sistema de Abas oferecidos neles, compatibilidade com layout, etc. Isso veremos mais adiante.

Imagine... Você esta fazendo uma busca, usando o Internet explorer, de repente ele trava, e ao reabrir você não acha as abas que estavam abertas, nem no histórico, terá que começar sua busca novamente. Ou, você abriu vários anúncios diferentes em novas guias, mas uma delas não carregou bem (não entrou), no caso do chrome, ele não exibe a url do anuncio na barra, então você não conseguirá ver o anuncio novamente (a não ser que se lembre dele, volte na lista e procure-o novamente)...

Em minha opinião, o navegador correto é a ferramenta de trabalho, se você tem um bom, tudo ficará mais fácil, e te fará feliz, se você usa o errado, tudo se complica, você pede tempo, se estressa atoa, em fim...

Escolhendo o produto...

1. (Primeiro de todos) QUAIS SÃO SEUS LIMITES? QUANTO PODE GASTAR? QUANTO QUER PAGAR POR UM? - Este é o mais importante, pense bem, e com calma para não comprar por impulso, comprar por impulso pode trazer serias complicações futuras para você mesmo.

2. Para qual finalidade? O que você vai fazer com o que quer comprar? É realmente necessário? Existe outra coisa que faça melhor o que você quer, por um preço melhor e mais pratico de se usar? (lembre-se praticidade = rendimento = produtividade), no caso de um computador, as perguntas seriam: Para o que vai ser usado? Para redigir documentos em uma empresa (perfil office)? Para usar internet, imprimir trabalhos, e lazer? Para jogos e aplicativos pesados? - É muito importante filosofar antes de entrar no site, se você não tiver uma ideia fixa, você será levado por impulso, não vai comprar o que realmente precisa, estará correndo um serio risco de comprar lago que não irá lhe satisfazer, e logo terá desperdiçado dinheiro atoa, pois terá que comprar outro produto que irá satisfazer suas necessidades.

3. Pesquise. É fundamental, uma pessoa bem informada jamais é passada para trás. Pesquise preços em todos lugares, no Mercado Livre, no Toda Oferta, no Ponto Frio, etc... (no caso de um computador), se você for simplesmente procurar algo sem sequer saber quando custa ou seu valor de mercado, está correndo um serio risco de pagar um valor absurdo, caindo na conversa de malandro.

4. Pesquise dentro do Mercado Livre: Quando for fazer a pesquisa, abra os produtos em novas abas, clique no link do produto segurando CTRL (control), ou com a rodinha scroll do mouse:

Usando este método, você evita se perder no que esta fazendo. Quando você esta pesquisando, você esta mesmo que não perceba, memorizando caracteristicas dos produtos, como preços, fotos, detalhes, subtítulos... Quando você abre um anuncio, se esquece momentaneamente de tudo isso, e pode ser influenciado pelo corpo do anuncio a ter MUITO interesse apenas naquele que acabou de entrar, isso de certa forma pode ser ruim. E com as abas abertas individualmente fica muito mais fácil COMPARAR caracteristicas dos produtos, o que um tem, o que o outro não tem, para você fechar o MELHOR NEGOCIO POSSÍVEL DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES.

Quando achar um anuncio interessante, deixe-o aberto na guia, quando não for interessante, descarte-o, mas sempre de uma lida no anuncio, mesmo que não seja interessante, para você automaticamente memorizar sua decisão em buscas futuras.

4. Nunca demonstre muito interesse. Se você for com muita sede em cima do produto, o cara vai achar que você esta disposto a pagar o que for pelo produto dele, e vai lhe fazer de gato e sapato. Sempre mantenha-se sob controle, naturalmente, nada de muita aforia.

5. Assim que achar o produto que quer, faça todas perguntas que for preciso, afinal você esta vendo o produto pela internet, e não pode clicar em comprar simplesmente pra ver se vai lhe servir ou não. LEIA O ANUNCIO COM ATENÇÃO. Isso poupará tempo a você e ao vendedor, caso seja um negocio muito bom, você corre o risco de outra pessoa fechar com o vendedor antes de você, e você perde uma oportunidade. Caso não esteja claro, pergunte sobre o estado físico do produto (arranhões, trincas, etc), sobre o funcionamento, em caso de compras a distancia, pergunte as medidas e peso do produto, alem do frete, para ter certeza de que o vendedor não irá exagerar no valor do frete também. Em caso de retiradas, pergunte SEMPRE onde pode ser feita a retirada, sempre prefira retirar em shoppings, os shoppings (ou super-mercados) são os locais mais seguros públicos que há para fechar um negocio, sempre tem bebedouro, banheiro, câmeras, seguranças nas portas, movimentado, e no caso dos shoppings, praça de alimentação, tomadas e wireless grátis.

6. Se você desconfiar que o vendedor não é honesto, ou que trata-se de um golpe, nunca converse com o sujeito. Pessoas golpistas são especializadas em convencer gente inocente, afinal é o meio de sustento deles, eles farão de tudo para conseguir fazer uma vitima cair no golpe, logo, são MUITO MAIS CONVINCENTES QUE UM VENDEDOR NORMAL, se você falar com um, corre-se o serio risco de cair no golpe dele, em outras palavras, é como se ele hipnotizasse você, portanto, fique longe. Dicas para não cair em golpes, você encontra aqui mesmo no site no menu de categorias ao lado.

7. Teste o produto que vai comprar, veja se esta de acordo com o que está no anuncio, nunca confie em ninguém, AS QUALIFICAÇÕES NÃO FAZEM O CARÁTER DO VENDEDOR, não é porque o cara tem 1 trilhão de pontos que ele é santinho, se você tem menos pontos que ele, ele pode simplesmente te dar um chapéu SIM, e o pior, quem é que vai ter mais credito na hora de um BO? Um cara que tem trilhões de qualificações verdinhas, exemplar, ou você com poucas qualificações? É claro, não estou generalizando, não estou dizendo que quem tem muitos pontos é desonesto, porem, não deposite sua confiança em cima disso, você só sentirá o carater da pessoa, conversando PESSOALMENTE com ela. Alem disso, qualquer um pode fraudar o sistema de qualificações, criando um ciclo de qualificações, ou com usuários fakes, contas hackeadas... Eu particularmente recomendo a você, dar uma de Sherlock, vá nas compras e vendas do sujeito, procure se informar com as pessoas que compraram ou venderam para ele, quase sempre a pessoa tem um produto em seus anúncios, pela qual você pode entrar em contato, deixar uma pergunta do tipo:

"Olá, estou querendo comprar um produto com o vendedor fulano, mas estou um pouco inseguro, gostaria de saber se você o achou confiável, me desculpe entrar em contato por aqui, espero que compreenda, Obrigado!"

Não vai fazer mal a ninguém, e se todo o site cooperasse, o numero de lesados por golpistas iria diminuir drasticamente.


Em um negócio, apenas 5% da experiência é pelas palavras usadas para se comunicar (você e o comprador), outros 40% é pelo tom de voz que a pessoa apresenta e 55% pelos gestos involuntários. Pelo celular, qualquer um te leva a crer em qualquer coisa, mas pessoalmente isso é bem diferente. Por exemplo, se o vendedor não conseguir firmar os olhos nos teus olhos, provavelmente ele tem algo a esconder do produto (não generalizando, pois há casos de pessoas que são tímidas, outros, de pessoas que tem dificuldades em se comunicar), mas em outras palavras, você "sente" o que o vendedor esta dizendo, se ele estiver com más intenções, você irá saber, confie em você mesmo.

Outro caso que vale a pena falar, é sobre entregas via motoboy. Não é muito comum ter problemas com entregas, mas nesse mundo em que vivemos, nunca se sabe, alguem pode simplesmente se passar por motoboy e lhe assaltar na porta de sua casa, sempre fique com uma pulga atrás da orelha, de uma de Sherlock, e pesquise sobre a empresa de transportes contratada, se realmente existe, se é de procedência, se quem chegou em sua porta é REALMENTE quem você espera...

Não recomendo fechar negócio em sua casa, ou indo na casa de quem esta vendendo. Você não sabe quem é, mesmo que o negócio de certo, ninguém garante que o sujeito não vai informar outros sobre o que você tem em sua casa, ou que você saindo da casa dele não vai ser seguido.

8. Bem, quem procura saber um pouco sobre leis, deve saber que existe um artigo no código de defesa do consumidor, que diz: O consumidor tem um prazo de 120 dias para desfazer o negócio, caso exista algum tipo de vicio oculto, por exemplo, você compra um relógio, algumas semanas depois ele para de funcionar, mas você cuidou e zelou por ele, e mesmo assim ele apresentou defeito! Então, trata-se de vicio oculto, ou seja, o relógio já estava com ou para apresentar o problema quando você comprou, então por lei, você pode desfazer o negócio, por bem (o vendedor devolve o dinheiro e você o produto, ou troca por outro funcionando), ou por mal (por meios judiciais), mais uma vez eu digo, se você comprou a distancia, isso vai ser muito mais complicado de se resolver, por isso, sempre recomendo COMPRAR APENAS O QUE PUDER TOCAR.

9. Se você comprar algo por correio, e este vier danificado, saiba que o correio NÃO SE RESPONSABILIZA POR NADA, não é obrigação deles, eles dizem claramente que a obrigação é DE QUEM ENVIA, ou seja, a culpa é do vendedor. Aliás, a mercadoria fica sobre responsabilidade do VENDEDOR até que chegue em sua casa, se algo ocorrer no trajeto, a responsabilidade é totalmente do vendedor (este também é quem será reembolsado em caso de extravios, etc).

10. Deu certo o negocio? Recebeu o produto? Deu zebra? O vendedor foi mal educado? QUALIFIQUE! é muito importante qualificar, para dizer como foi a negociação para outras pessoas verem.

Ficou longo esse post hein... Já da pra escrever um livro... Aproveitem É DE GRAÇA!

1 comentários:

Anônimo disse...

Apenas para elucidar que o Código de Defesa do Consumidor NÃO se aplica nas vendas realizadas pelo mercado livre se estas forem de particular para particular.

neste caso será aplicado o Código Civil

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