Como funciona o Arremate?

Arremate é o termo usado para designar Leilão no mercado livre. Não sei porque não usaram apenas "Leilão" pois seria mais fácil...

Funciona assim, o vendedor anuncia o que quer e coloca um valor, ele pode fazer 2 tipos de leilão, iniciando a 1 real, ou com um valor pré estabelecido.

Leilão a partir de 1 real:

Nesta modalidade, o lance minimo começa a 1 real, ai vem um cara e oferece 2,00, ele oferta este valor, e o preço do produto que esta em leilão sobe para 2,00 (oferta minima agora é de 2,00), ai você oferece um valor, supomos que 5,00. Se ninguém mais ofertar outro valor maior que o seu, você vence o leilão. Geralmente estes leilões a partir de 1 real são os melhores, mesmo pelo risco de vender muito barato, o preço baixo atrai mais pessoas, é como se fosse o bingo, todo mundo que oferta espera ganhar, mesmo sabendo que somente 1 pode ganhar o leilão. O leilão tem um prazo de duração, se sua oferta for a maior e ultima no prazo de finalização do leilão, você o vence.

Na outra modalidade, o vendedor da um valor minimo para o produto, então os interessados vão oferecendo valores sobre este valor, exemplo, uma TV que o cara coloca iniciando a 300 reais, se você se intressar, pode dar um lance de 310,00, caso o leilão se encerre sem ninguém mais ofertar, você leva o produto por este valor!

É claro, que quando o leilão esta chegando próximo ao prazo de finalização, se o produto é interessante, enche de gente para ofertar nos últimos 5 minutos, que nem formiga em doce. Geralmente os maiores valores são obtidos nos últimos minutos de leilão, quanto mais gente tiver ofertado, melhor, pois mais o valor sobe (por isso é bom usar a partir de 1 real, iniciando a partir de 1 real, muitas pessoas ofertam).

É claro, que os cuidados para um leilão, são os mesmos de uma venda comum.


Recomendo usar o leilão quando se quer vender algo rápido mesmo que por um preço mais baixo do que realmente vale (pelo risco), ou quando não se tem ideia de quanto realmente vale (pois as pessoas julgaram)



Regras do site: Caso o leilão se encerre por um valor que você não acha justo (por exemplo, caso tenha anunciado uma TV 58" Sony Quad FULL HD, e o leilão tenha acabado por 80 reais), você tem todo direito de não querer vender neste valor, mesmo que o comprador fique bravo, o site lhe reserva o direito de decidir se vai realmente vender neste preço ou não, porem vendendo ou não, a comissão DEVE ser paga de qualquer forma. O mesmo vale caso você seja o comprador de um carro por mizeros 5,00, o vendedor tem o direito de não querer vender o produto por este valor.

36 comentários:

Unknown disse...

Os lances sao cobrados??

Rikintosh disse...

Não, porem o vendedor irá ter que pagar comissão ao site, vendendo ou não o produto anunciado. Quem oferta (comprador) não tem que pagar nada alem do produto + frete...

elton disse...

Valeu amigo! tbm vim aki nesse blog afim dessa resposta,
deu um lance e me conseguiram um maior que o meu, ai veio a duvida se eu deveria pagar o valor .

Anônimo disse...

O vendedor pode se recusar a vender em qualquer lance ou apenas nos lances com valores muito baixo?

Anônimo disse...

acho errado o leilão pois se quer um preço certo nao serve pra leilão tem que estipular o preço de reserva mesmo começando em um real o comprador tem o direito de negoçiar limpo com o comprador "!!!

Rikintosh disse...

Qualquer valor. O produto é seu, vc faz o que bem entende com ele correto? Se voce coloca no leilao, e msm que acabe num bom valor, por algum motivo nao queira vender mais, basta qualificar neutro o comprador, porem o mercado livre irá te cobrar a taxa de qq forma, e o comprador provavelmente irá negativar se vc nao tiver uma boa desculpa

Rikintosh disse...

acontece que o ml é um site de compra e venda de usados, tecnicamente é a historia "se é meu eu faço o que quizer", então nao adianta mto reclamar com o cara que esta fazendo o leilão, se o leilao terminar baixo, ele vai ter que pagar as taxas de qq forma, e será negativado pelo 'ganhador' do leilao...

É claro, que tambem existe um pouco de bom senso, se o cara fez um anuncio na categoria gratis, o anuncio não seria muito divulgado pelo site, logo terá menos interessados, e com menos gente as ofertas sao menores, então acaba terminando num valor injusto (ex. um sony vaio de 3mil por 250 reais)... O leilão as vezes é usado apenas para divulgar o produto (geralmente começando a 1 real), o interesse do vendedor nao é vender pelo valor de leilao de qq forma, mas sim divulgar o anuncio no topo das pesquisas (que geralmente estao filtradas pelo menor preço) entao o anuncio aparece mais em cima, as pessoas clicam, e veem o anuncio, que geralmente esta descrito no corpo do anuncio o preço real...

Blog Dos Velhinhos disse...

É possível pesquisar por "leilões" que estão encerrando em um determinado dia ou no dia corrente ?

Rikintosh disse...

Fiz um tutorial para ti: http://dicasparamercadolivre.blogspot.com.br/2012/08/como-pesquisar-por-leiloes-que-acabam.html

Anônimo disse...

Arremate e leilão são sinônimos...
Que vergonha...

Rikintosh disse...

Arremate é uma linguagem antiga e antiquada, termo usado rarissimamente, e só esta assim no Mercado Livre, porque o site foi traduzido do Espanhol para o Português. Não é o dicionario quem decide o correto ou não, e sim o dia-a-dia das pessoas que o usam. Da mesma forma, outras palavras que eram erradas no vocabulario antigo, hoje são corretas e vice versa. Tal como a palavra REI (majestade, monarquia), cujo o correto seria escrever REY. Rapariga, que é um termo usado para designar uma prostituta hoje em dia, na verdade significa apenas moça.

Heloisa Coutinho disse...

Qual é a comissão a ser paga?

Rikintosh disse...

10% do valor final

Anônimo disse...

é possível saber quem foram os usuários que deram os lances?

Din Preto Ativo S.F.C disse...

se eu der um lance de 40 reais e outras pessoas tbm der esse valor .e termina nesse valor quem ganha o leilão ?

josiel silva disse...

Se eu der um lance e outra pessoa vim e dar um maior que o meu e ganhar, eu tenho que pagar aquele lance que eu tinha dado?

Rikintosh disse...

Não. Apenas paga aquele que ganhou o leilão com o ultimo lance.

Elizete disse...

Ganhei um leilão, recebi uma mensagem do ML dizendo que fui a vencedora, só que o valor (netbook) é bem menor que o valor do anuncio do produto; Fiquei desconfiada disso e mandei msg ao vendedor, perguntando se realmente posso efetuar o pagamento que vou receber de fato o produto, pergunto também sobre o valor do frete, ele não me responde e estou sem saber como agir, será que ele desistiu de vender por esse valor?? Se sim porque eu recebi a mensagem dizendo clique aqui e pague agora a sua compra? Tenho receio de efetuar o pagamento no cartão de crédito e depois não receber produto algum!!

Rikintosh disse...

Então, é o seguinte, arremate é um leilão eletronico, as pessoas ofertam até o prazo de tempo terminar, porem, o vendedor, não é obrigado a entregar a mercadoria pelo valor que acabou o leilão, estes leilões não são como os de um bazar, igreja, ou receita federal, caso o vendedor não se sinta satisfeito com o valor em que acabou ele pode simplesmente não entregar, ser negativado e ter que pagar a comissão da mesma forma...

O valor de frete quem informa é o vendedor, existem inumeros vendedores que exageram no valor do frete para tentar extorquir algum dinheiro, por isso sempre recomendo perguntar o cep e calcular você mesmo.

Acho que você é nova no Mercado Livre, portanto, JAMAIS compre algo que NÃO POSSA IR RETIRAR PESSOALMENTE, este site é cheio de golpistas, malandros, o que não falta é gente querendo se dar bem, até os "honestos" de alguma forma, tentam se dar bem com algo (seja extorquindo frete, seja nao citando um detalhe ou outro do produto).

Mercado Pago é ilusão, é para atrair gente ignorante no assunto, algo para dar paz de espirito para incentivar a compra, é ruim tanto para quem vende qto para quem compra (quem vende pode receber o saldo pelo cartao do comprador, enviar o produto, em seguida a empresa de cartão de credito volta atras alegando que não existe este saldo, o MP não paga o vendedor, vendedor leva calote OU o comprador paga a mercadoria e recebe tijolo, saco de arroz, coco, ou qq outra porcaria, quando não, vai "pagar só quando chegar" o que quase nenhum vendedor aceita, mas quando é feita esta modalidade, o vendedor golpista faz de forma a atrasar o pedido para que leve mais de 15 dias para chegar, depois lhe obriga a qualificar alegando que ja esta a caminho, voce automaticamente tem que pagar a mercadoria ao qualificar...)

Bem, em fim, compra segura é aquela que você bota a mão, é o que sempre digo. Compre apenas produtos em sua cidade, em que possa marcar a retirada em um local publico, moitorado por cameras (ex. Shopping, Metrô, Super Mercado...) você pode testar a mercadoria na hora e ver a cara de quem lhe vende.

Jordão Tomaz disse...

se eu dei um lance de auto oferta em 30, to ganhando mas outros usarios tbm dao lance mas nao maior q o meu e minha auto oferta vai ativando, mas dai para em 18 reais e o arremate acaba. eu tenho q pagar os 18 ou os 30?

Rikintosh disse...

Os 18

Anônimo disse...

Quando se vende um produto por arremate, o anuncio finaliza e depois demora muito para aparecer o comprador vencedor? pois o meu produto finalizou e ainda está como anuncio ativo, sem noticias do comprador vencedor, demora muito ou tem algum procedimento a fazer?
Rikintosh desde já agradeço a atenção.

Rikintosh disse...

É porque o site vai investigar se você nao foi numa lanhouse criou uma conta e ofertou pra fazer o leilão subir...

Sempre demora isso, eles estao com essa pootaria desde o começo desse ano....

DOM disse...

Bom dia,se eu coloco um produto a leilão e consigo um comprado,porem o mesmo desiste de comprar o produto.
Eu teria que arcar com a comissão pela desistência do comprador?

Anônimo disse...

oi os arremates podem ser pgs pelo boleto
tipo ofereço 50 reais em um item valor final é 50?

Lisa T. disse...

boa noite como faço para cancelar um lance já que apertei um zero a mais e ficou muito alta a oferta, não quero prejudicar o vendendor e não vou pagar o preço do meu lance help alguma solução para mim o leilão acaba amanhã.

Anônimo disse...

Recebi um lance, que no caso foi mínimo, me recusei a vender o produto pelo valor irrisório e ocara está me ameaçando processar!!! e ai?

Rikintosh disse...

Ameaçar eu tambem posso ameaçar qualquer pessoa! O dificil é eu realmente fazer (cão que ladra não morde).

Nos termos do Mercado Livre, esta claramente descrito que, o leilão pode acabar num valor menor do que o desejado pelo vendedor, e caso isso ocorrá, o maximo que pode ocorrer com o vendedor, é receber uma qualificação negativa e ter que pagar a comissão.

A comissão deve ser paga se o leilão ocorreu bem, ou se ele terminou por um valor abaixo do esperado, independente disso, o comprador nada pode fazer, a não ser negativar, e é claro, como o negócio não foi concluido por sua "culpa", você não pode negativar seu comprador, deve neutraliza-lo. A não ser que seu comprador tenha sido rude, então você o negativa descrevendo que foi mal educado e impertinente.

No mais, a vida segue adiante. 90% dos que usam este site, são aqueles tipicos 171, pessoas que querem se dar bem a custa dos outros, sempre querem tirar vantagem em algo, não aceitam sair perdendo, é apenas uma questão de se acostumar! Sempre vai ter um cara que parece mais santo que o papa, que pode comprar seu produto perfeito, e depois te mandar um email ou ligar dizendo que nao esta funcionando, ai você de bom coração aceita fazer a devolução, e semanas depois descobre que o produto devolvido não é aquele que enviou e sim um outro quebrado que o cara fez propositalmente para ficar com um bom e de graça, ou alguem que te da calote não pagando, gente que acha que faz as leis do site, em fim...

E se você perceber que o cara vai te processar mesmo (tem gente que ganha a vida processando os outros, as vezes porque o irmão é advogado) tente virar a historia, faça ele abrir um buraco para ele mesmo cair, no momento que ele te xingar, você ja pode processa-lo por danos morais.

Lindens BR disse...

Para um vendedor novo no mercado livre, não tem esse opção para anunciar no leilão de 1,00 então qual é a pontuação minima para começar a vender no leilão?

ADRIANO GOMES disse...

QUERO RESPOSTA!!! EU VENDI MEU CELULAR EM UM ARREMATE, E JA TEM 5 DIAS EO CARA QUE COMPROU NAO FEZ O DEPOSITO AINDA, UQ EU FAÇO, TENHO QUE PAGAR A POSENTGEM QUE O MERCADO LIVRE COBRA, OU TENHO QUE CANCELAR A VENDA.

Anônimo disse...

Olá.Arrematei um produto,recebi um email do M.L dizendo que arrematei...Falei com o proprietario do produto e ele me disse que era pra depositar dinheiro na conta dele,achei meio suspeito,e acho melhor pagar no mercado pago,pois se me produto não chegar eu posso pegar meu dinheiro de volta..nem sei o que fazer,pago ou não ?

Rikintosh disse...

Olha cara, aí no caso vai de mtos fatores, primeiro vai a melhor dica, SEJA SHERLOCK HOLMES! Você sabia que o google imagens tem um recurso, que voce pode arrastar uma foto para dentro dele e ele pesquisa imagens semelhantes? Pois bem, use a seu favor, pergunte a ele se as fotos são reais do produto. Se ele disser que sim, OBVIAMENTE só ele tem essas fotos. Agora, se você arrastar para o google imagens e encontrar trocentas mil fotos identicas, sinto muito, mas o cara provavelmente é um golpista e pegou a foto na internet.

Segundo: Peça um video do produto... Muito dificilmente um golpista se da o trabalho de ter o produto que anuncia, alem disso, em video você tem como observar mais detalhes fisicos do produto em questão.

Terceiro: Se ele te pedir para depositar, veja se a conta PERTENCE A ELE. O mercado livre obriga que seus usuarios usem nomes reais, para vender, é necessario colocar o numero do cpf do nome que foi cadastrado (o site tem algum tipo de acordo com alguma entidade publica, que pesquisa pelo cpf para saber se pertence ao nome informado), golpistas costumam usar contas laranja, ou prejudicar pessoas inocente (por exemplo, ele pode ter comprado um produto de um vendedor honesto, e pediu a conta do mesmo para deposito, o produto que ele comprou deve ser o mesmo valor do que ele esta vendendo, assim qdo voce depositar o dinheiro, vai estar pagando o produto que ele comprou, e se for fazer B.O. vai ser um problemão, provavelmente o coitado que vendeu o produto para o golpista vai ter que te devolver a grana e ele ficará no preju...)

Bem, se você chegou até aqui e todas respostas para as indaguações acima lhe fazem pensar que ele talvez não seja desonesto, não acredite 100%. Essas abordagens são apenas para diminuir as chances de voce cair em golpe, elas não excluem a possibilidade.


Se o cara não aceitar MP, não sig. que ele seja desonesto, existem produtos que realmente não vale a pena vender por MP, devido a taxas abusivas aplicadas pelo site, e a outras regras mal projetadas... Alem de é claro, o mesmo receio que voce tem do vendedor, o vendedor tem de você (existem meios de dar golpe num vendedor tambem). ;)

cicera sousa disse...

BOM dia hoge fiz um anuncios de uma cortina linda quero vê no que vai dar é arremate. bjus

Pedro Lázaro disse...

Alguém me ajuda ai pls, vendi um produto na modalidade Arremate, porém o Leilão finalizou e não recebi os dados do cliente para entrar em contato com ele. O produto ainda consta em ativo, porém aparece a opção "recadastrar" devo aguardar quanto tempo para que os dados do cliente sejam repassados a mim após o termino do leilão?

Carol disse...

Tenho a mesma dúvida do Pedro, o que faço depois que o leilão finalizaou e aparece recadastrar? Gostariade entrar em contato com o vencedor.

Renato Gatti disse...

Olá amigo, gostaria de anunciar alguns itens como ARREMATE mas não sei como posso fazer isso. Alguém pode me ajudar? Obrigado.

Postar um comentário

Postagens populares

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cna certification